LAURA PAUSINI ''AGORA SOU MENOS SANTA''*

Revista Circulo Mix UP - Janeiro 2014 (Reprodução)

''Bem, eu sei que o nosso amor é pra valer / mas eu pensei que você deveria saber / como eu me sinto. Então você não vai a lugar nenhum / não vai desaparecer / porque seu nome está tatuado em meu coração'' canta a banda de punk oriunda de Chicago, Screeching Weasel em sua canção ''Your name is tattoed on my heart'' (Seu nome está tatuado em meu coração), uma injeção de sentimentalismo de apenas 2 minutos e 48 segundos a batida de um dedilhado de guitarras minimalistas. Tal parece que quando se apaixona, nem o punkeiro se escapa de escrever canções com o estômago cheio de borboletas.
Mas parece que Laura Pausini sempre tem estado apaixonada. Se nós tivermos um ouvido exigente sobre sua carreira musical - quem neste 2013 cumpre já 20 anos -, nos daremos conta que somente canta sobre o amor e o desamor, não tão escabrosos nem tão complicados.
No entanto, a Pausini guarda segredos inesperados que nada têm haver com sua imagem de baladista sempre apaixonada; porém, envolta em trajes-terninhos, com os bons modos, muito bem colocados ao ombro, com um bolso de estilista italiano: 
''Sou muito fã dos Red Hot Chili Peppers, me encantam. E eu devo dizer que eu realmente gosto muito do punk, desfruto muito essa música e seus vídeos, suas cristas e suas roupas. A fúria com a que eles cantam. Há muito valor neles. Eu os descobri graças a um dos técnicos de guitarra do meu namorado, que toca em um grupo de punk. É todo raspado. E no ano passado este técnico tocou comigo em algumas apresentações acústicas. O que é que posso te dizer: estou cercada do punk. Eu gostaria de dizer ao meu público que gosto de muitas facetas e que não somente sou uma menina baladista que canta sobre o amor.''
Laura Pausini celebra seus 20 anos de carreira editando um disco de 20 sucessos. Para não tornar-se uma compilação simples, regravou alguns temas à maneira de duetos com outros cantores pop como Marc Anthony e Alejandro Sanz, além de uma faixa inédita junto a Kylie Minogue, ''Limpio'', que é o primeiro single deste trabalho de reconto.
Mas em 20 anos as pessoas mudam, não se pode andar cantando ''Se fue'' com a mesma ingenuidade que duas décadas atrás, e Pausini quer deixar isso bem claro,
''Devo confessar que as mudanças me dão medo. Eu sinto que em 20 anos evoluciona a forma na qual se vive a relação, mas também não é que eu tenha mudado a forma de amar. Eu gosto de me apaixonar. O que sei é que quando eu era mais pequena era mais conservadora e mais santa. E depois de 20 anos fazendo esta carreira eu escolhi não ser santa nunca mais. E, sobretudo, começar a valorizar a minha essência italiana e dizer o que eu realmente gosto, de fazer amor (coisa que eu não fazia antes)...''
Matéria por: Wenceslao Bruciaga (Revista Circulo Mix UP - México, Janeiro 2014, nº 250)
Tradução: Adna Bernardino. (Todos os direitos reservados)

*Para ver a revista online clique aqui.