No dia 15 de Outubro de 1998 era lançado o álbum italiano La Mia Risposta, tendo uma versão em espanhol, Mi Respuesta, também lançada na mesma data. Ambas versões tanto italiana quanto espanhola se constituem de um CD com 13 faixas inéditas.
O quarto álbum oficial da Laura Pausini, foi lançado em 50 países e se mostra como o próprio titulo indica uma resposta à todas as interrogações pessoais que a cantora tinha desde quando foi lançado o Le cose che vivi.
O disco em relação aos álbuns anteriores da artista foi considerado pela crítica o mais maduro da carreira de Laura Pausini. Nele podemos encontrar sons internacionais, fortes características do gênero musical Soul/Pop e influências sul-americanas.
Produzido por Alfredo Cerruti Jr, Dado Parisini e pela própria artista (que escolheu os músicos e as canções neste trabalho), o álbum foi gravado em Milão, Hollywood e New York. A própria Laura sempre teve vontade de controlar cada fase da produção do disco, chegando a passar vários meses na sala de gravação.
Duas músicas deste álbum, a Laura escreveu sozinha e outras foram escritas em parceria. Uma das músicas escrita por ela foi 'Buone Verita', canção inspirada nos versos da poesia ''Vivi la Vita'' (Viver a Vida) de Madre Teresa de Calcutá, a quem Laura definia como um mito. Uma outra curiosidade é que a musica Un' Emergenza d'Amore, primeiro single desse seu novo trabalho, foi composta enquanto a Laura e seu melhor amigo, Cheope estavam no Rio de Janeiro, na turnê anterior. O disco também contém uma música em inglês: Looking for an Angel, 13ª faixa do cd, composta totalmente por Phill Collins especialmente para Laura, que a recebeu de presente, pois o cantor demonstra ser um apaixonado pela sua voz.

Entre os temas presentes prevalece fortemente o amor. Pausini procura em suas canções usar uma linguagem fácil e muitas com a presença de diálogos, como nas músicas: ''Tu cosa sogni?''; ''Anna dimmi sì''; ''Buone verità''; ''Che bene mi fai''. Na canção Anna dimmi sì, a cantora retrata a temática da anorexia, é uma espécie de diálogo em que ela se comunica com uma garota que sofre deste distúrbio alimentar.
Em La Mia Risposta/Mi Respuesta, a Laura se mostra mais madura e com um novo ''look'' tanto pessoal quanto no estilo de cantar. Isso deve-se ao fato dela ter descoberto ''um lado menos inocente e mais sensual''. Segundo ela: ''acabou em mim o conflito de ser mulher no corpo e adolescente na alma. (...) Escolhi os músicos e as canções. Me sinto mais segura, desejo respeitar o meu físico e não fico mais angustiada em escolher: consigo falar abertamente de sensualidade nas músicas.'' (Laura Pausini)
Apesar de alguns críticos identificarem nos textos das canções que compõem o disco clichês característicos da musica italiana, a própria Laura declara que considera pessoais e intimas todas as canções do disco, pois muitas são de sua autoria. Enfim, a Laura mostra os sentimentos de uma maneira mais subjetiva e intimista do que os discos anteriores, já que eles estava ligados na sua fase da adolescência, mostrando assim um desejo de crescer e de se expressar mais.


Na capa do álbum podemos ver um simbolo, que é o amuleto, desenhado pela própria Laura, e representa as letras L e P, iniciais do seu nome. Um detalhe é que ela não queria que as pessoas reconhecessem imediatamente que eram suas iniciais. Esse amuleto tem um grande significado e é muito importante para a artista. De acordo com a própria musica Un' Emergenza d' Amore, ele tem que está apertado entre suas mãos, pois é algo que quando tem valor, não pode fica longe do seu corpo, do seu coração e de sua alma. Isto é, o amor.
Para promover o CD, a Laura esteve turnê com o  La Mia Risposta World Tour 99.
Do álbum, foram retirados 3 singles, com os seus respectivos videoclips:

Un' emergenza d'Amore / Emergencia de Amor
In assenza di Te / En ausencia de ti
La mia risposta / Mi respuesta (sendo este o 4º single da versão espanhola, o anterior foi Me siento tan bien)

>> VIDEOCLIPES <<

Fonte: LauraPerSempre / Wikipedia / Youtube