''Havia descoberto de ter um problema, não pensei de poder ficar grávida'', explica. E ao contrário é chegada Paola. Enquanto o som da sala operatória tocava Janet Jackson.



Paola nasceu em fevereiro deste ano, a turnê de Inédito acabou em 16 de agosto do ano passado. Basta um rápido cálculo para entender que Laura Pausini, na realidade, não esperou o último concerto para colocá-lo no estaleiro. ''Foi uma grande surpresa para mim também. Sinceramente - hoje posso admiti-lo - não pensava mais de poder ficar grávida sem ajuda: por anos não usava precauções, e não tinha sucesso nenhum. Entre outras coisas havia descoberto de ter um problema, e estava convencida de ter-me de operar. Eu havia planejado de fazê-lo uma vez completada a tour, ao invés disso Paola me tem antecipado. Ela decidiu quando chegar, se anexou no único lugar possível. Uma espécie de milagre.''



''O nome Paola é uma fusão: Pao como Paolo, La como Laura. Em disputa havia também Alice, Francesca, Silvia, Giulia.''


Quem sabe a felicidade quando a tem descoberto.

''Que estava algo acontecendo eu entendi no palco, em Perugia. Percebi da respiração: senti a necessidade de retomar o fôlego entre uma canção e outra. Mas quem pensava de estar grávida depois de tanto tempo? Quando eu fiz o teste me veio um disparo. Eu tive medo.''

De que coisa?

''Vista a minha situação, eu sabia que haveria de ter que ficar em repouso. Mas havia ainda diversas datas, e todas esgotadas. Parar era impensável: iria de ressentir no trabalho de muitas pessoas, e no bem-estar de muitas famílias. Eu não queria dizer de estar grávida, porque a minha era uma gravidez de risco.''

O parto foi natural?

''Não: na minha situação foi aconselhado a cesariana, e eu, que desde sempre tive medo da dor, francamente eu estava aliviada. Eu dei à luz em uma estrutura pública, o Hospital Maggiore de Bolonha, onde são nascidos os meus sobrinhos, e onde trabalham os meus ginecologistas. Paola é saída enquanto Janet Jackson cantava Again.''

Na sala de parto com o acompanhamento musical?

''Sim pode, não sabia? Eu tinha preparado uma playlist, uma dúzia de canções escolhidas entre aquelas que eu gostaria que fosse o preferido da criança. Haveria desejado que nascesse durante a minha Celeste. Mas já na primeira canção, Again na verdade, eu ouvi-la chorar. Todas pedaços românticos: Morricone, Elisa, Giorgia, Gloria Estefan, Etta James... Pensar que eu tinha feito durante a gravidez somente ouvir músicas não cantadas.''

Por quê?

''Porque eu espero não faça a cantora. Será sempre massacrado, se quiser fazer o mesmo trabalho de um pai famoso. Se própria desejar cantar, espero pelo menos que faça ópera, ou soul, ou jazz, ou rock, heavy metal talvez: tudo, mas não o meu gênero.''

*Continue a ler depois da vídeo-biografia de Laura Pausini 



Por que você escolheu Paola, praticamente que de seu companheiro?

É na realidade uma fusão: Pao como Paolo, La como Laura. Em disputa havia também Alice, Francesca, Silvia, Giulia: tínhamos decidido de escolher depois de haver visto a menina. Só que eu, no deslumbre dos primeiros minutos, naquele momento eu o retirei. Eu soube dos meus familiares que a tínhamos chamada Paola, depois que o meu staff já havia anunciado ao mundo inteiro.''


Tornando-a mãe é como você o imaginava?

Eu desejava talmente, que foi tudo fácil. Paola vive em simbiose comigo. Eu não tenho uma babá, mas minha mãe e Paolo me ajudam tanto. O fato de que ele já tivesse três filhos, se ao início da nossa história para mim não era simples, hoje se revela uma vantagem. Faz-me tanta ternura ver os filhos mais velhos que o observam enquanto fazia o banho em Paola. Vivemos entre Castel Bolognese e Roma próprio para estar perto à eles, que querem ver crescer a irmãzinha e são docíssimos, com ela e comigo. Eu os amo tanto''.

Tem amamentado?

''Pouquíssimo porque, apesar de ter muito peito, eu não tinha leite. A minha ginecologista tinha me preparado: quando eu percebi que o meu não bastava, fui serenamente para aquele artificial. Dez anos atrás eu teria feito um drama: cada decisão me lançava em pânico. Hoje me sinto uma mulher mais determinada, crescida.''



Entrevista integral no número de Vanity Fair em venda a partir de 13 de novembro.
Escuta, em baixo, a playlist das canções tocadas para Laura Pausini durante o parto (Paola nasceu durante Again....).

http://www.deezer.com/playlist/626939885

Fonte: VanityFair.it
Tradução: Adna Bernardino