Em 27 de fevereiro de 1993 Laura Pausini subia pela vez no palco do Festival de Sanremo para cantar '' La Solitudine''. Maior de idade desde alguns meses, emocionadíssima, vestia uma longa jaqueta branca à marinheira, os cabelos eram longos até aos ombros com uma madeixa que a cobria o olho esquerdo. Desde então, 20 anos se passaram durante os quais Laura tem acumulado sucessos e reconhecimentos (quase 50 milhões de cópias vendidas, Grammy, turnês internacionais), nunca obtidos antes por uma cantora italiana. ''20 - The Greatest Hits'', a coleção evento em saída terça-feira, 12 novembro 2013, celebra a sua extraordinária carreira com tantas surpresas que farão felizes os seus fãs. Aqui está tudo aquilo que deve saber.

OS NÚMEROS DO DISCO

O duplo CD, vendido em 47 Países no mundo, é um concentrado de sucessos e raridades. Entre as 38 faixas encontrareis 3 inéditas, 12 duetos dos quais cujo um com Ray Charles, 7 canções remasterizadas, entre cujo ''Mi abbandono a te'' (assinada também por Madonna) e 15 faixas famosas revisitadas para este grande aniversário. Na versão italiana ouvirás canções em 5 línguas: italiano, inglês, português, espanhol e francês.

LAURA CANTA ''RAMAYA'' AOS 2 ANOS

No disco não faltam as guloseimas para os fãs. Encontrarás uma gravação de 1976 de ''Ramaya'', um clássico de enorme sucesso também na Itália, gravado por Afric Simone. Esta canção, que na época havia supeerado na classificação ''Ancora Tu'' de Lucio Battisti, então primeiro em classificação por meses, tem assumido as dimensões das paradas. Laura Pausini era apenas uma bebêzinha e já cantava com enorme talento: ''Eu decidi de publicar esta gravação de fita cassete'' conta ''porque de lá é iniciado tudo e ali eu entendi a minha paixão pela música''. 

OS INÉDITOS E VIRGINIO DE ''AMICI''

O primeiro single lançado na rádio é ''Limpido, em dueto com Kylie Minogue. A canção foi escrita por Laura Pausini com Virginio Simonelli, vencedor da décima edição de ''Amici'' em 2011. Eis o que ele declarou para Sorrisi, Virginio:

''É uma honra incrível para mim poder fazer parte deste álbum que celebra um aniversario tão importante para a voz italiana mais amada no mundo. É uma artista que sigo à tempo e acho que seja, sempre foi, capaz de permanecer se mesma sem renunciar a sua vontade de evoluir. Sobretudo quando você é tão popular, é uma coisa maravilhosa e não para todos. A admiro muito. Quando Laura me chamou para me dizer que havia escutado o material que eu tinha escrito e desejava trabalhar comigo, eu comecei a saltar pelo entusiasmo! Depois nos conhecemos no verão e nós trocamos muitas ideias. Laura é uma pessoa com uma musicalidade muito forte. Eu faço da melodia um ponto fundamental e nós descobrimos muitas semelhanças''.
As outras duas novas canções por estúdio são: ''Dove resto solo io'' (escrita sempre por Laura Pausini com Virginio) e ''Se non te'', realizado com o seu autor histórico Niccolò Agliardi e o companheiro de vida Paolo Carta, lançada na rádio em 4 de novembro com um videoclipe que traça a verdadeira história de amor de amor de Fabrizio e Gianna, os pais de Laura.

UMA SELEÇÃO CRONOLÓGICA, EM LINHA COM A WEB

As faixas, perfeitamente em sintonia com os gostos expressos nas classificações das músicas mais ouvidas no YouTube e Spotify, foram incisas em rigorosa ordem cronológica, pelo menos uma por ano e extraídas por todos os seus dez álbuns de inéditos, incluindo ''From The Inside'' de 2002, disco de 12 faixas apenas em inglês pensado para o mercado internacional e promovido com ''Surrender'', faixa muito amada pelos fãs e reproposta em sua última ''Inédito World Tour'' em 2011.

FINALMENTE, ENNIO MORRICONE

É por muitos anos que Laura Pausini sonhava de trabalhar com o Vencedor do Oscar. Já antes de 2006 houve a reciproca vontade de trabalharem juntos. No período em que estava em produção a canção ''La donna cannone'' para o álbum de cover ''Io canto'', Laura esta na América e por este motivo ela e Morricone não conseguiram à encontrar-se para este projeto. A estima é tão grande que Laura tem homenageado o maestro em 2007, fechando o seu histórico ao vivo no estádio San Siro, aquele debaixo da chuva, com uma de suas maiores composições, o tema principal do filme ''Malena''.

DE MARC ANTHONY À LARA FABIAN, UM ÁLBUM LATINO

Segundo o Google, depois da Itália, é na própria América Latina que o nome de Laura é mais procurado e amado pelo público. Na classificação dos Países com os mais altos interesses por Laura, depois da Itália, existem o Perú, Cuba e a Republica Dominicana. Próprio nestes dias que haviam precedido o lançamento de ''20 - The Greatest Hits'', Laura tem promovido o novo trabalho na América do Sul. Não é por acaso que muitos dos duetos presentes na coleção são com grandes estrelas da musica latina. Como Marc Anthony, por exemplo, com quem tem recantando na versão italo-espanhola ''Non c'è/ Se Fué''. Entre eles há uma relação tornada fortemente em 2006, quando com Marco Antonio Solis deram vida em três a uma turnê que durou um verão. No duplo cd encontrarás também as vozes de Alejandro Sanz e Lara Fabian, a intérprete conhecida em todo o mundo pela canção ''Adagio''.

ANDREA BOCELLI

Uma das canções mais intensas do disco é ''Dare to live/ Vivere'', música de 1996 escrita e interpretado inicialmente por Gerardina Trovato. Dez anos depois foi regravado novamente também em lingua espanhoa e inglesa com a participação de Laura. Histórica é a sua exibição na edição de 2008 do Telegatti conduzido por Pippo Baudo e Michelle Hunziker. ''Vinte anos de carreira? Impossível!'' disse Bocelli ao Sorrisi. ''Toda vez que eu ouço é uma descoberta renovada, é emocionante como quando você percebe que nasce uma estrela. Orgulhoso de ser um amigo, um abraço fraterno à grande artista''.

MIGUEL BOSÉ

A canção ''Te amaré'', está inciso em 2007, ano de publicação do álbum de duetos ''Papito''. Em 5 de dezembro desse mesmo ano, Laura e Bosé cantaram juntos no Mediolanum Forum de Assago para a ''PapiTour'' de Bosé. Pela primeira vez, reuniram esta canção em um disco de Laura Pausini. Entre poucos dias, em 20 de novembro de 2013, Bosé receberá oficialmente mais um grande reconhecimento de sua carreira na noite que precederá a nova edição do Grammy Latino. Laura Pausini estará presente para homenageá-lo no Mandalay Bay Convenntion Center, de Las Vegas.

LAURA PAUSINI E MICHAEL BUBLÉ

É em 2005 quando os dois artistas se encontraram pela primeira vez no palco do Teatro Wiltern de Los Angeles para um ao livo de Michael Bublé que se tornou cd mais dvd, ''Caught In The Act''. Cantando ''You'll Never Find Another Love Like Mine'', um clássico de 1975 de Lou Rawls. Nesta ocasião especial, o cantor romântico canadense a apresenta assim: ''É uma grande estrela internacional, tem vendido milhões e milhões de cópias mais que eu. É surpreendente, belíssima, doce e canta muito bem. Acolham com um grande aplauso a minha e a vossa amiga, Laura Pausini''.

LA VOZ DE PAOLA

Na história de Laura não podeira faltar Paola, a primeira filha nascida em 08 de fevereiro de 2013 pelo amor com Paolo Carta. Um presente aos fãs que encontrarão no segundo cd, uma breve gravação amadora em que dirá a palavra ''mamãe''.

A TOUR

A partir do próximo 8 de dezembro em Roma, terá incio a nova turnê mundial que até em março a trará em giro pela Itália e depois em todo o mundo no curso de 2014. O ao vivo, contruído no Teatro Masini de Faenza, incluirá também uma seção de cordas, um único bailarino (Cristian Ciccone, o mesmo do video de ''Limpido'') e um palco ''teatral'' reconstruído na dimensão dos estádios esportivos, para favorecer um contato mais intimo e direto com o público.

Fonte: TV Sorrisi*
Tradução: Adna Bernardino
*publicado originalmente em 12/11/2013.